O que é Kbps e Mbps?

kbps-mbps-teste-velocidadeKbps e Mbps, assim como Gbps são unidades binárias para medir a velocidade da internet.

Todos os 3 demonstram a mesma velocidade, mas com unidades diferentes para facilitar a leitura.

Kbps é abreviação para kilobit por segundo
que equivale a 1000 bits por segundo.

Mbps é abreviação para megabit por segundo
que equlivale a 1000 Kbps ou 1.000.000 de bits por segundo.

Ou seja, hoje como é comum ter velocidade na internet de 5 mega (5Mbps) seria estranho você chegar e falar que a sua internet tem 5 milhões de bits por segundo. No futuro teremos mais velocidade na internet e outros nomes serão comuns como, Gbps que é abreviação para gigabit por segundo que equivale a 1.000 Mbps ou 1.000.000 Kbps.

Mas minha internet é de 1 mega, e o download da em média 100 KB/s

Uma confusão muito comum é o entendimento da largura de banda da sua internet e a capacidade da taxa de transferência.

A taxa de transferência é medida em KB/s que significa kilobyte por segundo. Um kilobyte diferente do kilobit que vimos acima é que um kilobit tem 1000 bits enquanto 1 kilobyte tem 8000 bits.
Ou seja, para você saber a sua taxa de transferência real é só dividir a velocidade contratada por 8.

Por exemplo:
1 mega equivale a 1000 Kbps e dividido por 8 dá 125KB/s, ou seja 125KB/s vair ser a sua taxa de transferência quando fizer um download com a sua conexão de 1 mega.

Deu para perceber que a letra maiúscula e minúscula faz toda a diferença quando o assunto é nomenclatura da velocidade da internet. Então fique de olho nestas unidades na hora de ler o contrato com a operadora.

Eu assinei um plano de 1 GIGA, mas minha velocidade não da 1.000.000 Kbps

É outra confusão muito comum, você compra X GIGA por uma dezena de reais por mês, pois normalmente nas propagandas é assim que é oferecido, mas quando se referem ao GIGA não se referem a velocidade mas sim a quantidade de dados que você pode baixar da internet por mês, popularmente conhecido como pacote de dados limitado. Ou seja, você vai ter que ler no contrato ou nas linhas miúdas da propaganda para saber qual a velocidade e/ou fazer testes de velocidade regulares para conferir se esta recebendo pelo que paga. Apenas para ter uma ideia, com 1 GIGA por mês, você consegue assistir a 1/4 de um filme em qualidade de DVD. E para ter uma ideia também de quanto tempo leva para para a sua conexão baixar alguns dos arquivos mais populares utilize o medidor em HTML5.

Espero que este artigo tenha esclarecido toda essa confusão.

Velocidade da internet, como melhorar?

Duvida velocidade da internet

Duvida sobre velocidade da internet

Como melhorar a velocidade da internet, é o que muita gente me pergunta, sendo através de e-mail quanto através do Facebook.

E a resposta mais óbvia é encontrar uma operadora que lhe entregue a velocidade da internet que você procura, pelo preço que você quer pagar.

No teste de velocidade completo encontra-se um bloco do lado esquerdo da tela com as médias de teste de velocidade das principais operadoras do Brasil.

Estas médias são atualizadas a todo minuto e tem como base o teste de velocidade da internet dos próprios usuários, ou seja, ali esta uma média da velocidade da internet real que cada operadora esta entregando, basta você procurar o site da operadora e comparar os preços e as velocidades.

Lembrando que as médias são zeradas todos os dias a meia-noite, portanto as médias apresentadas é uma média ponderada do dia.

Além disso, ainda no teste de velocidade completo existe uma ferramenta para pesquisar sobre os testes de outros provedores e velocidades, onde se encontra todos os testes feitos por outros usuários.

E se nenhuma operadora entrega a velocidade da internet que preciso?

Antes de trocar de operadora, você já mediu a velocidade da internet? Utilize o medidor de velocidade completo ou o medidor de velocidade expresso para saber sua velocidade da internet.

Faça testes de velocidade em diferentes horários do dia para saber se a velocidade da internet é constante, utilize o gráfico presente no medidor de velocidade completo ou converta em PDF os  testes de velocidade para comparar durante alguns dias.

Se você tem Facebook, poste seus resultados na área de comentários abaixo de cada medidor, leia os comentários de outras pessoas, estes comentários são uma valiosa fonte de informação.

Mas, talvez não seja a operadora o problema, talvez seja o seu computador, e para navegar na internet você não precisa do melhor computador da atualidade, por isso reunimos algumas dicas para melhorar a navegação na internet.

Como melhorar minha internet?

Os procedimentos a seguir podem podem melhorar a velocidade da internet:

Navegador
O navegador é para a internet como o carro é para a estrada, portanto este precisa estar com a manutenção em dia, e para isso, deve-se manter o navegador sempre atualizado em sua versão mais nova, a maioria dos navegadores oferecem a opção de serem atualizado automaticamente.

Cuidado com complementos demais, como aqueles para jogos de redes sociais, pois eles costumam ficar o tempo todo transferindo dados o que acaba por diminuir sua velocidade na internet.

Outra dica sobre navegadores é, opte por abrir abas ao invés de novas janelas.

Antivirus
Outro aplicativo importante é o Antivírus, os vírus se propagam na internet, ou seja, eles ficam procurando outras vítimas, e isso compete com a velocidade da internet. Então manter o antivirus atualizado é sempre recomendado.

Rede sem fio
Se você utiliza uma rede wi-fi para navegar, preste atenção no nível de sinal que está recebendo, a sua distância com o roteador sem fio, assim como o número de paredes ou outros obstáculos como ferro e água, acabam por diminuir consideravelmente a qualidade da sua conexão, portanto, quando for fazer o teste de velocidade, procure, se possível, se aproximar do roteador sem fio para saber quanto de perda de velocidade você esta tendo comparado com o seu local de costume de acesso a internet.

Espero que estas dicas lhe ajudem.

Converter em PDF o teste de velocidade.

Converter em PDF o teste de velocidade

Converter em PDF o teste de velocidade

Converter em PDF o teste de velocidade é simples, basta utilizar o medidor de velocidade completo ou o medidor de velocidade expresso, realizar no mínimo 10 testes em um dos medidores e clicar no link Gerar relatório da sua medição em PDF.

Para converter em PDF os testes de velocidade, o sistema busca sempre as informações dos seus últimos 10 testes e gera um PDF com seu endereço IP, data e hora, velocidade de download e a velocidade de upload de cada teste, além de incluir um gráfico com a oscilação do último teste de velocidade.

Ok! Mas porque converter em PDF meus resultados?

Um excelente uso para o ato de converter em PDF os testes de velocidade, é o de anexar em um processo de reclamação junto a operadora ou ao Procon. O que alias sempre me enviam e-mails de agradecimento de que o foi muito útil. O que torna o trabalho de manter o site, recompensador.

E sendo o PDF um formato de arquivo universal não editável, que pode ser aberto e lido em qualquer computador, independente do sistema operacional, torna-o uma ótima fonte de transmitir  informações importantes sem que haja perda ou manipulação de informação.

Portanto espero que este ferramenta seja útil para você, assim como está sendo útil para muitos usuários da internet no Brasil.

Como funciona o teste de velocidade?

Recebo muitos e-mails perguntando como funciona o teste de velocidade. A resposta pode ser encontrada em nossa página Sobre o teste sua velocidade. Mas vou explicar melhor aqui como funciona:

Funcionamento do teste de velocidade

Ao iniciar um teste de velocidade, o aplicativo desenvolvido em Flash envia um arquivo para o seu computador e calcula o tempo que este arquivo leva para ir do servidor ao seu computador, após o envio completo, é calculado o tempo e tirado a média, esta média é o resultado apresentado. Este processo é o chamado download, que em inglês significa baixar. Resumindo, download é a velocidade com o qual sua conexão é capaz de baixar coisas da internet, como uma música ou receber um e-mail.
Após o teste de download, o aplicativo faz o caminho inverso, pega o arquivo em seu computador e envia novamente para o servidor, calculando assim a sua velocidade de upload, ou seja, a capacidade da sua conexão de enviar um arquivo, assim como se envia um e-mail ou posta uma foto nas mídias sociais.

Mas o teste de velocidade é simples assim?

Sim, é simples assim. O objetivo do site, além de apresentar a sua velocidade de download e upload de forma amigável, é garantir que o resultado é uma boa média da sua velocidade real, assunto que iremos apresentar em um próximo post.

Um bom motivo para usar o testesuavelocidade.com.br é o fato de poder deixar registrado todos os seus testes, além de poder salva-los em PDF, leia nossa matéra sobre como Converter em PDF o teste de velocidade.

Gráfico de oscilação de velocidade

Gráfico de oscilação de velocidade

Outro recurso bacana do site são os gráficos, tanto no medidor completo como no expresso, temos o gráfico de oscilação.
Como falamos anteriormente, o medidor apresenta uma média no resultado final do teste, e o gráfico de oscilação mostra os altos e baixos que a sua conexão teve durante o teste. Uma boa conexão deve se mostrar uma velocidade estável, diferente a imagem acima, que oscilou dos 650Kb até mais de 12Mb.

Análise da qualidade da conexão

Análise da qualidade da conexão

Outro dado interessante apresentado no resultado do teste é checagem da qualidade de conexão para diferentes uso da internet, como voip e streaming. Esta avaliação é feita com base em estudos sobre cada fator, e um melhor explicação sobre este processo, pode ser conferido no link qualidade.

O testesuavelocidade.com.br tem muitos outros recursos bacanas que podem lhe ajudar, basta ir percorrendo o menu no topo do site para conhece-los. Com o tempo irei escrever mais sobre cada um dos recursos que o site oferece.

Abraços.