Como funciona o teste de velocidade?

Recebo muitos e-mails perguntando como funciona o teste de velocidade. A resposta pode ser encontrada em nossa página Sobre o teste sua velocidade. Mas vou explicar melhor aqui como funciona:

Funcionamento do teste de velocidade

Ao iniciar um teste de velocidade, o aplicativo desenvolvido em Flash envia um arquivo para o seu computador e calcula o tempo que este arquivo leva para ir do servidor ao seu computador, após o envio completo, é calculado o tempo e tirado a média, esta média é o resultado apresentado. Este processo é o chamado download, que em inglês significa baixar. Resumindo, download é a velocidade com o qual sua conexão é capaz de baixar coisas da internet, como uma música ou receber um e-mail.
Após o teste de download, o aplicativo faz o caminho inverso, pega o arquivo em seu computador e envia novamente para o servidor, calculando assim a sua velocidade de upload, ou seja, a capacidade da sua conexão de enviar um arquivo, assim como se envia um e-mail ou posta uma foto nas mídias sociais.

Mas o teste de velocidade é simples assim?

Sim, é simples assim. O objetivo do site, além de apresentar a sua velocidade de download e upload de forma amigável, é garantir que o resultado é uma boa média da sua velocidade real, assunto que iremos apresentar em um próximo post.

Um bom motivo para usar o testesuavelocidade.com.br é o fato de poder deixar registrado todos os seus testes, além de poder salva-los em PDF, leia nossa matéra sobre como Converter em PDF o teste de velocidade.

Gráfico de oscilação de velocidade

Gráfico de oscilação de velocidade

Outro recurso bacana do site são os gráficos, tanto no medidor completo como no expresso, temos o gráfico de oscilação.
Como falamos anteriormente, o medidor apresenta uma média no resultado final do teste, e o gráfico de oscilação mostra os altos e baixos que a sua conexão teve durante o teste. Uma boa conexão deve se mostrar uma velocidade estável, diferente a imagem acima, que oscilou dos 650Kb até mais de 12Mb.

Análise da qualidade da conexão

Análise da qualidade da conexão

Outro dado interessante apresentado no resultado do teste é checagem da qualidade de conexão para diferentes uso da internet, como voip e streaming. Esta avaliação é feita com base em estudos sobre cada fator, e um melhor explicação sobre este processo, pode ser conferido no link qualidade.

O testesuavelocidade.com.br tem muitos outros recursos bacanas que podem lhe ajudar, basta ir percorrendo o menu no topo do site para conhece-los. Com o tempo irei escrever mais sobre cada um dos recursos que o site oferece.

Abraços.

Sobre

Eric Val é CEO do testesuavelocidade.com.br, e trabalha com tecnologia há mais de 10 anos. Sua experiência com provedor de acesso tornou possível criar o Teste sua Velocidade para ajudar a melhorar a internet no Brasil.